sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Foto Mostra Orion e Júpiter Nascendo nos Céus de Ohio nos EUA



(EPOD/Cienctec) A foto acima mostra o nascimento de Orion (na parte inferior direita da imagem) e outras constelações familiares do céu de outono no hemisfério norte além dos planetas Júpiter e Marte. A foto acima foi feita de um observatório particular em Yellow Springs, no estado americano do Ohio. É sempre um prazer ver a constelação de Orion nascendo, talvez a mais fácil de todas as constelações de serem reconhecidas no céu. Betelgeuse é a estrela amarela localizada à esquerda do Cinturão de Orion e Rigel é a estrela rosa à direita do cinturão.

A “estrela” brilhante na parte superior direita da imagem é na verdade o planeta Júpiter, brilhando com uma magnitude de -2.7. O planeta Marte é o objeto amarelado um pouco acima do horizonte, na parte inferior central da imagem, localizado na constelação de Gemini. Na parte central esquerda da imagem está a brilhante estrela Capella da constelação de Auriga. O aglomerado de estrelas das Plêiades pode ser encontrado entre Capella e Júpiter. O céu claro e com baixa umidade trouxe condições excelentes de observação. Essa foto foi feita no dia 30 de Agosto de 2011 um pouco antes do amanhecer local, às 5:20 da manhã.

sábado, 22 de outubro de 2011

Sequência de Fotos Mostra Júpiter e Suas Luas Ganimedes e Io



(EPOD/Cienctec) Com o planeta Júpiter alto no céu a noite ele fica totalmente iluminado e proporciona imagens maravilhosas, principalmente para os observadores munidos de telescópios. Nessas condições as características de sua atmosfera fortemente marcada por faixas e os movimentos de seus quatro satélites principais são facilmente visíveis, mesmo um pequeno telescópio, como um de 8 polegadas. Na noite de 29 de Setembro, de 2011 foi registrada a sequência mostrada acima desde Torino na Itália. Esta seqüência mostra não apenas Júpiter e suas luas, Ganimedes e Io,mas também a sombra e o subsequente trânsito de Io. Ganimedes, a maior lua do sistema solar, está à esquerda de Júpiter. O intervalo de tempo desta seqüência de fotos é de 14 minutos.

Jupiter está agora a cerca de 370 milhões de milhas da Terra. O planeta atingirá sua oposição em 28 Outubro de 2011, quando estará a cerca de 369 milhões de milhas distante - a sua maior oposição até 2022.
----
E mais:
Imagem de Observatório Francês Mostra o Planeta Júpiter Próximo da Oposição (Cienctec)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Foto mostra Via Láctea e aurora boreal dividindo o céu na Noruega

Fotógrafo diz que registro é raro. Imagem foi feita em Ifjord, no norte do país.




(Caters News/G1) Um fotógrafo amador norueguês conseguiu reunir em uma só imagem dois fenômenos que coloriram o céu do país: a visão da Via Láctea e uma aurora boreal. A mancha branca à esquerda da foto é a Via Láctea, enquanto a aurora é a luz verde, no centro da imagem.

As fotografias foram feitas no dia 25 de setembro na cidade de Ifjord, no norte da Noruega, na região polar. Tommy Eliassen, que trabalha vacinando salmões na costa do país, disse que o céu ficou nublado por dias e, assim que as nuvens saíram, ele bateu as fotos.

“Normalmente, as luzes da aurora são muito, muito mais fortes que as luzes das estrelas, então é difícil acertar o tempo de exposição [da câmera] para os dois. Mas as condições foram ideais – quase única para toda a vida”, disse Eliassen.

“Ifjord é um lugar perfeito para este tipo de fotografias porque só dez pessoas moram lá e fica a 130 km da cidade mais próxima, então a poluição luminosa não é um problema”, completou o norueguês.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lua de Papel



(EPOD/Ciectec) A foto acima parece mostrar uma Lua minguante registrada nas mãos de um observador. Na verdade, nosso solitário satélite natural é visto nessa imagem projetado através da lente de um telescópio de 80 cm com f/8 em um pedaço de toalha, a técnica de projeção é usada ao invés de se observar através de uma ocular. Essa interessante projeção permite que muitos observadores, ao invés de um só por vez, possam observar a imagem observada pelo telescópio. Essa imagem também serve para demonstrar o real campo de visão de um telescópio, que é do que o campo de visão coberto pela ocular. Essa foto foi feita no dia 18 de Agosto de 2011 desde Casa del Romano na Itália.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Imagem Mostra Rastro da Lua, Planeta e Estrelas em Exposição de 4 Horas



(LPOD / Cienctec) Na imagem acima é possível ver a intensa cauda luminosa da Lua deixada em uma imagem feita com uma exposição de 4 horas, além disso, um pouco abaixo da Lua no topo pode-se ver o rastro deixado pelo planeta Júpiter. Na parte inferior direita estão as estrelas visíveis da constelação de Orion. Em geral um grande número de constelações são visíveis: Andromeda, Perseus, Triangulum, Aries, Camelopardalis, Gemini, Auriga, Taurus e o rastro deixado pelo planeta Marte que se mistura na faixa da esquerda com o intenso brilho da Lua atrás do velho portão de ferro que pode ser visto na imagem.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A NGC 7822 É Fotografada Através de Filtros de Banda Estreita



(Astronomy.com / Cienctec) A NGC 7822 é uma grande nebulosa de emissão encontrada na constelação de Cepheus, o Rei, mas ela é um alvo muito melhor para astrofotografia do que apenas para ser observada. De fato, a nebulosa é um objeto desafiante para um telescópio de 12 polegadas. Ela localiza-se a aproximadamente 7.5˚ a leste da estrela de magnitude 3.5 conhecida como Iota Cephei. A NGC 7822 mede 65’ por 20’, o que significa que ela cobre uma área aproximadamente 72% maior que a área coberta pela Lua Cheia. Essa foto foi feita com um telescópio de 16 polegadas RC Optical Systems Ritchey-Chrétien com f/6.9. Foi utilizada uma câmera SBIG STL-6303M CCD, com filtros Ha/OIII/NII/SII com 16 exposições de 30 minutos através de cada um dos filtros totalizando uma exposição total para a obtenção da imagem de 32 horas.