quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A ISS cruzou o disco lunar

SpaceWeather.com (foto de Béla Vingler of Győrújfalu)



(Física na Veia) A belíssima foto acima mostra a silhueta da ISS - Estação Espacial Internacional passando diante do disco lunar. A ISS , um dos inúmeros satélites terrestres artificiais, encontra-se atualmente a uma altitude de pouco mais de 355 km da Terra. A Lua, nosso único satélite natural está muito mais distante pois tem o seu centro a uma distância média de 384.000 km do centro da Terra.

Para conseguir uma foto dessas, além do equipamento (um bom telescópio acoplado a uma câmera digital), também é preciso saber o momento exato em que a ISS vai passar diante da Lua. Para isso é necessário um software que simule as posições de satélites para descobrir em que dia e horário o fenômeno acontecerá e preparar-se o registro.

Na internet você encontra softwares gratuitos e até sites (como o Heavens-Above ou o Live Real Time Satellite Tracking) que fazem tracking de satélites. Faça uma busca no Google por "satellite tracking". Mesmo se você não for fotografar, de locais bem escuros dá para observar a passagem de alguns satélites que aparentemente são "bolinhas luminosas" contra o fundo negro do céu noturno. Diversão garantida para noites de céu limpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário