quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nasa destaca imagem de astrofotógrafo português


(Ciência Hoje - Portugal) Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como "Fotografia do Dia" no portal Earth Science da NASA. A representação visual foi captada no Alentejo, após uma exposição de 3h30, no passado dia 1 de Julho. A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.

Miguel Claro escreveu na página do AstroPT, onde colabora, que mesmo "no olhar de um astronómo experiente não é possível percepcionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direcção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada ‘Estrela Polar’. Em Maio passado, o fotográfo recebeu o prémio internacional na competição The World At Night.

O astrofotógrafo acrescenta ainda que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.

Ao longo dos anos, especializou-se em fotografia de paisagens astronómicas: “Skyscapes”. O conceito visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico e abordando de forma educativa e científica, o Universo. Diversas imagens da sua autoria têm sido publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais, como a National Geographic e na NASA.

Um comentário:

  1. Costumo dizer que o Miguel Claro faz da astrofotografia, poesia. Uma visao aguda e artistica do Cosmo. Um genio.
    Diniz

    ResponderExcluir