quarta-feira, 28 de março de 2012

Alinhamento de Vênus e Lua rende lindas imagens


(Terra) Um fenômeno foi observado no céu de algumas cidades do Brasil nos últimos dias e ainda poderá ser visto até esta quarta-feira. Olhando da terra é possível observar, com um céu limpo e sem nuvens, o alinhamento entre Vênus e a Lua, mostrando dois pontos extremamente brilhantes e evidentes.

Segundo o professor Roberto Costa, do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), esse brilho é forte porque a Terra está muito perto de Vênus. Além de ser tão grande quanto nosso planeta, o astro vizinho tem uma camada muito espessa e reflete a luz do sol com facilidade. "O que se viu ontem e antes de ontem, e poderá ser visto hoje e com sorte amanhã, é que Lua e Vênus estão na mesma direção olhados daqui da Terra.

Isso não quer dizer que estão próximos. É um distância bem grande, mas é um fenômeno interessante", afirmou Roberto Costa. De acordo com o profissional, esse fato não é considerado raro pelos astrônomos e pode ser observado de poucos em poucos meses. Porém, o fenômeno dura pouco tempo, já que a Lua se movimenta rápido demais em relação aos planetas.
----
Mais fotos aqui
----
Mais imagens aqui

Um comentário:

  1. Bonito fenômeno que rendeu lindas fotos!
    Minhas fotos sobre essa conjunção podem ser vistas em: http://clouds-air.webs.com/apps/photos

    ResponderExcluir