sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Imagens feitas com longa exposição mostram estrelas viajando pelo céu



(Techtudo) Não, a imagem que você está vendo abaixo deste parágrafo não tem nenhum efeito digital. Ela faz parte de um projeto chamado Star Trails, criado pela Daniel Dragon Films e publicado no Vimeo há uma semana. O fotógrafo Daniel Lowe, da Carolina do Norte, registrou imagens incríveis dos movimentos que as estrelas fazem no céu, juntou todas elas em um vídeo e formou um time-lapse impressionante, que está bombando na web.

As fotos foram tiradas como um time-lapse estático em uma noite clara, sem nuvens. Cada imagem aparece por cerca de quatro a seis segundos e então desaparece no vídeo, dando o efeito de movimento. As estrelas se movem pelo céu e deixam rastros, que podem ser capturados por uma boa câmera se ela for configurada corretamente.

“Estas cenas foram criadas unindo uma sequência de fotos de alta resolução tiradas com exposição enorme. O vídeo foi feito no Adobe After Effects, onde foi possível adicionar os detalhes de efeito e transição, criando o vídeo. O Startrails retrata o movimento real das estrelas e as luzes que aparecem nestes momentos. Nada foi adicionado, com todo o respeito aos gráficos feitos em computador”, diz a descrição no início do vídeo.


Em entrevista ao site "PetaPixel", Daniel detalhou um pouco o procedimento, dando dicas de como realizou a montagem. Ele revela que usou o modo “Lighten” do After Effects, que usou imagens em formato TIFF e que importou as fotos manualmente para o programa – e não como se fossem uma sequência, para poder personalizar as informações e detalhes de exibição de cada uma delas. O artista promete que, caso o vídeo faça sucesso, disponibilizará um tutorial completo de como realizar o procedimento.

Um comentário:

  1. Tive a feliz oportunidade de fazer, certa vez, uma foto do tipo "star trails". Ela pode ser vista no meu website: http://clouds-air.webs.com/apps/photos/photo?photoid=78648517

    ResponderExcluir