sexta-feira, 31 de maio de 2013

Homem usa iPhone e telescópio para tirar foto ‘superzoom’ da Lua



(CNET/Techtudo) Muitos fotógrafos profissionais ou amadores que têm câmeras DSLR gostam de fazer fotos da Lua, utilizando suas lentes poderosas para capturá-la bem de pertinho. Mas e quem não tem uma máquina tão avançada, também pode clicar imagens assim? Uma experiência do fotógrafo Jared Earle prova que sim. Ele registrou a fotografia abaixo usando um iPhone combinado a um telescópio.

Jared combinou um telescópio de cinco polegadas Celestron com seu iPhone 4S. Além disso, utilizou um adaptador Magnifi, uma capa que, quando adicionada a um iPhone, pode fazer com que ele seja equipado a equipamentos óticos, como microscópios, binóculos e telescópios.

A foto não foi tirada com a câmera tradicional do iPhone, mas sim feita com o app Cortex Camera, que dá ao usuário um recurso que utiliza o HD da filmagem do iPhone para que ele clique imagens estáticas de maior qualidade.

Outro segredo do fotógrafo neste projeto foi também utilizar um tripé, além de ativar sua câmera usando o fone de ouvido do iPhone, sem encostar no celular para evitar qualquer ruído ou alguma possível mudança no foco estabelecido automaticamente. Assim, estava preparada a engenhoca que conseguiria registrar a foto.

Obviamente, qualquer um pode fazer algo semelhante. Basta ter os equipamentos que foram revelados por ele, ou então alguns parecidos, mirar o telescópio na direção mais adequada e disparar a câmera. Certamente, os resultados ficarão bem interessantes. Talvez demore um pouco para acertar o ângulo correto, mas vale o teste.


Um comentário:

  1. "super zoom"? Sei...A CNET/Techtudo entende algo de astrofotografia? Igual a esta tem centenas na internet. Todas foram obtidas com Iphone a bem mais de dois anos.
    http://blog.chron.com/observableuniverse/2011/11/shoot-the-moon-with-your-iphone/

    ResponderExcluir