segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Eclipse penumbral da Lua é registrado no Brasil


(Terra) Um eclipse penumbral da Lua pôde ser observado no céu de todo o Brasil na noite da última sexta-feira. O fenômeno teve início às 18h51 e seguiu até 22h51, no horário de Brasília, mas, em alguns estados, a visibilidade foi prejudicada pelo excesso de nuvens.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul e a fronteira do Sul com a Argentina e o Paraguai estiveram entre os locais com melhores condições de observação do eclipse.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pela sombra da Terra. O planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. Assim, a sombra da Terra esconde total ou parcialmente a Lua.

No entanto, o fenômeno ocorrido nessa sexta é considerado pelos astrônomos como penumbral, já que neste tipo de evento a Lua entra apenas na faixa de penumbra e fica suavemente escondida.

“É como se colocássemos um véu negro transparente entre a Terra e a Lua. No eclipse total, o disco lunar fica totalmente escuro, encoberto pela sobra da Terra”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

"Vale lembrar que em casos como este a Lua perde levemente sua cor prateada, apresentando um leve e modesto tom de cinza, fato perceptível para quem está acostumado a observar a Lua nas grandes cidades com poluição luminosa", diz o consultor em astronomia Marcos Calil.

"Já quem reside fora das cidades com poluição luminosa pode perceber que no ecliplse penumbral a Lua não produz a habitual sombra das pessoas ou objetos", completa Calil.
----
E mais:

.

Sequência Hélio C. Vital:





----


(UOL) Eclipse penumbral da Lua é visto na noite de 18 de outubro na cidade de Gaza. Neste eclipse a Lua entra na sombra clara da Terra, quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados. Assim, a sombra não é capaz de ocultar a Lua, apenas reduz seu brilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário