sexta-feira, 7 de março de 2014

Imagem de galáxia é vencedora de concurso para estudantes

Alunos do ensino fundamental e médio deveriam escolher um objeto para ser fotografado digitalmente pelo Telescópio Soar



(Portal Brasil) O Laboratório Nacional de Astrofísica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (LNA/MCTI), juntamente com a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), apresentou a imagem da galáxia NGC 1232. Resultado do primeiro ‘Concurso de Astronomia para Estudantes: Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar’, a imagem foi capturada em 2 de fevereiro pelo astrônomo Luciano Fraga por meio do equipamento que tem espelhos de até 4,1 metros de diâmetro.

Para participar os alunos, do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, deveriam escolher um objeto interessante para ser fotografado digitalmente pelo Telescópio Soar e justificar com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.

O estudante vencedor foi Danilo Oliveira Imparato, aluno do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Natal.

O estudante potiguar escolheu a NGC 1232 por ser galáxia pouco estudada e com muitas características estéticas interessantes, como as regiões de poeira nas partes centrais dos braços e as regiões de formação estelar (em vermelho) nas partes externas.

A escola de receberá a visita de um astrônomo do LNA que irá proferir uma palestra sobre a imagem do objeto astronômico indicado. Em março, Danilo também irá visitar as instalações do Soar nas montanhas do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário